terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Jazz com sotaque europeu

Alba. A primeira luz do crepúsculo que interrompe a noite dos amantes. É também a primeira luz no amanhecer das grandes mudanças da vida. Como quem contempla o nascer de um novo dia, os sentimentos de esperança e alegria confundem-se com o receio e a insegurança, criando uma mistura agridoce.

A maior parte da música de Alba, o primeiro disco de Alexandre Diniz, é constituída por composições originais de Alexandre Diniz e de António Pinto. Existem também duas versões: “Slink”, de Lyle Mays, e “Dienda”, de Kenny Kirkland, e são homenagens a estes pianistas.

O objectivo passa essencialmente pela busca de um som de quarteto, quase sempre sem dobragens, em que o único instrumento eléctrico é a guitarra. As composições reflectem as influências dos seus autores, que procuram um som contemporâneo, partindo do Jazz americano para uma exploração de elementos mais comuns no Jazz que se tem feito na nossa velha Europa. A ideia original desenvolveu-se e decidiu-se acrescentar alguns elementos electrónicos (em “Drama do Beiço”). A inclusão do trompetista João Moreira, como convidado, foi também uma extensão da ideia inicial de quarteto e uma escolha que veio enriquecer dois temas.

Cada vez menos o Jazz é uma “música só para músicos” e o público não pára de aumentar. A proposta do quarteto é a de um Jazz como veículo de improvisação, mas também de uma música com uma forte componente de composição, tornando-a mais abrangente e alcançando diferentes camadas de público.

O Alexandre Diniz Quarteto nasce em 2007 da vontade de criação de temas originais que reflectissem a sensibilidade dos músicos que o constituem, para quem o Jazz é uma música do mundo, em que cada cultura a observa da sua perspectiva e para ela contribui. O Quarteto propõe, no fundo, Jazz com sotaque mais europeu.

Alexandre Diniz: Piano
Mário Delgado: Guitarras
Massimo Cavalli: Contrabaixo
Luís Candeias: Bateria

www.myspace.com/alexandrediniz

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